7 de mar. de 2012

Como saber se estou com tenia

Teníase é uma doença causada pela tênia (Taenia solium e Taenia saginata), encontrada em forma adulta no intestino delgado do homem. 

A tênia, popularmente conhecida como “solitária”, é transmitida pela ingestão de carnes bovinas ou suínas mal cozidas. Tem o corpo formado por anéis, pode atingir de dois a três metros de comprimento, seus ovos são eliminados pelas fezes. A água e o solo, uma vez contaminados pelas fezes, são ingeridos pelos animais que passam a transmitir o verme. 

A teníase pode ocasionar obstrução do apêndice, colédoco e canal do pâncreas. 

Os sintomas da doença são: perda de peso, dores abdominais, falta de apetite, fraqueza, irritabilidade, diarréia, insônia. 

O exame de fezes determina a presença de ovos e parasitas de Taenia solium e Taenia saginata. 

No tratamento da teníase são utilizados medicamentos orais, como a niclosamida. 

Algumas medidas básicas de higiene podem ser tomadas, como forma de prevenção da doença, tais como: lavar as mãos antes das refeições, após ir ao banheiro, cozinhar bem a carne bovina ou suína, lavar bem as frutas, as verduras e os legumes.

Uma das complicações da teníase é a cisticercose, auto-infecção por ovos de tênias. Esta é adquirida através dos ovos da Taenia solium, provenientes de carne de porco, verduras e legumes mal lavados ou higiene inadequada. Pessoas contaminadas apenas com tênias (Taenia solium), podem se infectar também ingerindo ovos de seus vermes através das mãos contaminadas, enquanto se secam ou coçam a região anal. A cisticercose pode causar problemas visuais e neurológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário