12 de set. de 2012

três processos: endógenos e exógenos

""" Exógeno : Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre.

Os agentes geológicos exógenos referem-se à interação de forças da natureza, envolvendo a atmosfera, hidrosfera e a superfície terrestre com forte atuação da energia emitida pelo sol e pela força da gravidade.
Alguns exemplos de fenômenos ou processos exógenos:
- avalanches:
- intemperismo das rochas;
- erosão e transporte de sedimentos;
- denudação de cadeia de montanhas;
- ablação;
- corrosão. """


Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada.
Denudação é um termo geológico que indica a remoção da superfície de uma região por efeito erosivo (sentido amplo).
Este fenômeno ocorre geralmente por soerguimento regional por atividades tectônicas. 
Avalancha ( ou em francês avalanche) é um fenômeno que se verifica quando uma massa acumulada de neve repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direção ao vale. 


""" Endógeno : fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.

Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases minerais mais ou menos densas com emissão ou absorção de calor o que leva a desequilíbrios densitométricos e poderosas movimentações de massas rochosas, magmas e fluidos no interior da terra;...
Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos:
- formação de magma e sua intrusão formando rochas plutônicas e hipabissais;
- tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas;
- subducção;
- geração de abalos sísmicos (=terremotos);
- soerguimentos e abatimentos da crosta;.. """

Zona de subducção, região de subducção ou zona de Benioff-Wadati, é uma área de convergência de placas tectónicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. As zonas de subducção são áreas onde o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. 
Tectonismo ou diastrofismo é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a fornação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. 
Geração de abalos sísmicos (=terremotos) :Um sismo, também chamado de terremotoBR ou terramotoPT, é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário