10 de mar. de 2012

Sócrates


Sócrates [em grego antigo: Σωκράτης, transl. Sōkrátēs] (* Atenas469 a.C. – † Atenas399 a.C.[1]), foi um filósofo ateniense, e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental[2]. É considerado por muitos filósofos como o modelo de filósofo. Não a toa, foi o professor do Platão, um dos mais influentes filósofos da atualidade.[3]
Pouco se sabe ao certo sobre sua vida. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são fornecidas por Platão (alguns historiadores afirmam só poder falar de Sócrates como um personagem de Platão por nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria)[4] e Xenofonte, que o exaltam, e por Aristófanes, que o combate e o satiriza.[5] Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade.[6] Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Maiêutica) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.
A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia, em especial aquela que é descrita nos diálogos com Críton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário