20 de abr. de 2012

qual a forma e os movimentos que a terra realiza?

A Terra não é redonda; é ligeiramente achatada nos polos. No entanto, os polos também não são iguais. O raio do Polo Norte mede mais 44 milímetros do que o raio do Polo Sul.

12.756 Km - O diâmetro da Terra à volta do Equador. 

De pólo a pólo, o diâmetro é de 12.713 Km. 

É o maior dos planetas interiores, possuindo 12.756 km de diâmetro. 

A Terra não possui uma forma perfeitamente esférica, assemelha-se, antes, a um elipsóide de revolução com um valor de achatamento de 1/297, sendo de 42,96 km a diferença entre os diâmetros equatorial e polar. Possui um diâmetro equatorial de 12 756,28 km e um raio médio de 6378,14 km.

5.980.000.000.000.000.000.000 de toneladas é o peso da Terra. 

Com uma massa de 5,9737 x 1024 kg, a Terra está animada de catorze movimentos distintos: 
1- A rotação completa demora exatamente 23 h 56 min 4 s; os restantes 3 min 56 s são acrescentados para compensar o movimento de translação, para que o Sol no seu movimento aparente passe pelo meridiano do lugar. O plano equatorial faz com o plano da órbita um ângulo de 23º 27´. É o movimento de rotação que origina a sucessão dos dias e das noites. A velocidade de rotação tem o seu valor máximo no equador (460 m/s) e é nula nos pólos. Sabe-se actualmente que o movimento de rotação não é rigorosamente constante e para investigações de alta precisão adopta-se o tempo das efemérides. 
2- A translação completa demora 365,24 dias. Como o seu movimento não é rigorosamente circular, a velocidade de translação também não é constante, mas o seu valor médio é de 29,79 m/s. O movimento de translação, conjugado com a inclinação do eixo de rotação sobre o plano da órbita, dá lugar às diferentes estações do ano. 
3- A recessão dos equinócios é um movimento periódico do eixo de rotação, com um período de 26 000 anos. O eixo, nesse movimento, descreve uma superfície cónica com uma amplitude de 47o. 
4- A nutação é um movimento oscilatório periódico do eixo de rotação, mas agora com a amplitude de 18´´ (arcos de segundo) e um período de 18,6 anos, sendo causada pela atracção da Lua. 
5- A rotação da linha das ápsides, no sentido directo, é resultante da acção conjunta de todos os outros planetas do sistema solar. 
6- A variação da obliquidade da eclíptica em cerca de 0,48´´ (arcos de segundo) por ano é outro dos fenómenos periódicos. 
7- As perturbações que afastam a Terra da sua órbita elíptica são devidas à variação das distâncias que a separam dos outros planetas, originando assim variações nas acções atractivas dos mesmos. 
8- A variação da excentricidade da órbita terrestre, num período de 80 000 anos, é devida, também, à acção planetária sobre a massa da Terra. Na nossa época a excentricidade está a diminuir e assim continuará até atingir um valor quase nulo, após o qual aumentará. Esse valor mínimo será atingido dentro de 24 000 anos. 
9- Movimento mensal em torno do sistema Terra-Lua. Devido à maior massa da Terra, o centro de massa do sistema está 80 vezes mais próximo da Terra do que da Lua. Esse ponto move-se em círculo. 
10- O movimento dos pólos à superfície da Terra é uma variação da latitude dos diferentes lugares da Terra, oscilando os pólos em torno de uma posição média, da qual não se afastam mais de 15 metros. Este movimento resulta do facto de o eixo de rotação não coincidir com o eixo de simetria. 
11- O efeito das marés da crusta terrestre corresponde a deformações periódicas na parte sólida do planeta, devidas à influência das forças gravíticas do Sol e da Lua. 
12- O deslocamento do centro de massa do Sistema Solar. Como as posições dos planetas variam continuamente, o centro de massa do Sistema Solar, em torno do qual a Terra gira, varia também. 
13- Deslocamento da Terra para o ápex, acompanhando o Sol no seu movimento. O Sol desloca-se em direcção à constelação de Hércules, próximo da estrela Vega da Lira, com uma velocidade de cerca de 20 km.s-1. Com ela todos os outros planetas são arrastados. 
14- Movimento de rotação em torno da nossa Galáxia, a Via Láctea. O Sol, e com ele a Terra e os restantes planetas, gira num período de 200 milhões de anos e com uma velocidade de 250 km.s-1, em torno do centro da Galáxia.

Um ano na Terra dura 365.26 dias. Um dia tem 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. O dia extra no calendário (29 de Fevereiro) foi introduzido para compensar a discrepância do calendário Georgiano.

As placas tectónicas dos continentes movem-ne na superfície terrestre alguns centímetros por ano, aproximadamente a mesma velocidade a que crescem as unhas das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário